Haja saúde! próximos dias deverão ser marcados por frio intenso e onda de calor no RS

Acompanhe a matéria:
O clima no Rio Grande do Sul passará por uma guinada nas próximas duas semanas, com um contraste forte entre o frio intenso que ainda predomina e um período de calor incomum para a época, com tardes possivelmente bastante quentes.
Segundo a MetSul Meteorologia, essa alternância entre extremos térmicos é típica do mês de agosto, especialmente para a região Centro-Sul do país, que costuma oscilar entre dias congelantes e outros que lembram o verão.
Neste último final de semana, a temperatura despencou, inclusive com neve registrada nas serras gaúcha e catarinense, reforçando o domínio do ar frio sobre a região.
Essa condição segue firme pelo começo da semana, com uma nova massa de ar frio, mais branda que a anterior, chegando ao Sul do país por volta da metade da semana, mantendo as madrugadas geladas e temperaturas negativas em alguns pontos.
Mas a partir da segunda metade da semana que vem, a dinâmica atmosférica muda radicalmente: uma onda de ar quente, vinda do Centro-Oeste, invadirá o Sul e o Sudeste, fazendo disparar as temperaturas.
Assim, o calor característico da segunda metade de agosto deve voltar a se manifestar, trazendo tardes quentes em diversas cidades gaúchas e em outras partes da região Sul.
Fonte: Terra