Logo

Últimas Notícias

Imagem

Acompanhe a matéria:

Líridas ocorre anualmente em abril, quando a Terra passa por detritos deixados por um cometa. Foram registrados, em média, cerca de 12 meteoros por hora entre a noite de segunda (21) e a madrugada desta terça-feira (22).

O observatório espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou um espetáculo astronômico no céu sobre o Rio Grande do Sul na madrugada desta terça-feira (22): uma chuva de meteoros.

Conforme o professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo observatório, o registro é da chuva de meteoros Líridas, quando o planeta Terra passa "através dos detritos deixados pelo cometa C/1861 G1 Thatcher".

"Os meteoros Líridas se caracterizam por serem rápidos e brilhantes, como no registro efetuado na imagem. Apesar de na madrugada ter tido muita umidade e neblina, foi possível ver, em média, por câmera, uma taxa de 12 meteoros por hora", explica o professor.

Jung conta que o observatório usou 20 câmeras para registrar o evento. Na imagem, estão sobrepostos meteoros registrados por uma dessas câmeras.

 

Como acompanhar chuva de meteoros

Conforme Fabricio Colvero, responsável pelo observatório espacial Bate-Papo Astronômico, o final de abril marca a passagem dessa chuva de meteoros, que é uma das mais antigas registradas pela humanidade, com observações que remontam há mais de 2,6 mil anos.

Segundo o pesquisador Andrei Roger de Lima, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), as Líridas ocorrem anualmente, geralmente entre os dias 16 e 25 de abril, com pico de atividade por volta do dia 22. Durante o pico, podem ser observados cerca de 10 a 20 meteoros por hora, em condições de céu limpo.

"A gente já teve alguns registros de Liridas, mas meteoros bem menores, bem pequenos. Nas próximas noites promete", explica Colvero.

 

Dicas para observar, segundo a BRAMON:

  • Melhor dia: madrugada do dia 22 para o dia 23 de abril
  • Horário: entre 2h e 4h da madrugada
  • Local: escuro e longe da poluição luminosa, como em áreas rurais, zonas de serra, parques naturais e locais afastados de centros.
  • Clima: importante verificar a previsão meteorológica com antecedência. Céus limpos e baixa umidade são ideais para evitar a obstrução por nuvens

Fonte: g1

 

Portal +

Bem-vindo ao Portal Três de Maio, um espaço dedicado a conectar pessoas e empresas. Aqui você encontra as últimas notícias, informações relevantes e oportunidades de negócios, tudo em um só lugar. Nosso objetivo é facilitar a comunicação e promover o crescimento da comunidade local.

Notícias Recentes

Anuncie Conosco

Clique no botão abaixo para nos chamar no WhatsApp e obter mais informações sobre como anunciar no Portal Três de Maio.