Massa de ar polar avança e traz geada e temperaturas negativas ao Sul!

Acompanhe a matéria:
Depois de uma quinta-feira marcada pela entrada de uma nova massa de ar polar no sul do continente, o frio começa a se espalhar pelo Brasil nesta sexta (18) e deve se intensificar ao longo do próximo fim de semana.
A Região Sul deve ser a mais atingida, com expectativa de temperaturas negativas e geada nas madrugadas de sábado (19) e domingo (20).
Mas o ar gelado também deve avançar sobre parte do Sudeste e do Centro-Oeste, embora com menos força.
De acordo com a Climatempo, o centro dessa massa polar - que concentra o ar mais frio - passa neste fim de semana sobre o Sul do Brasil, provocando madrugadas geladas nos três estados.
TEMPERATURA NEGATIVA: Em áreas de serra e de planalto no Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e Paraná (PR), as mínimas devem ficar abaixo de zero, com previsão de geada ampla, especialmente entre a noite de sexta e a manhã de domingo.
Em Porto Alegre (RS), a sexta já começa com mínima de 4°C e, no fim de semana, os termômetros seguem baixos, com máxima de 17°C no sábado. Em Florianópolis (SC), a mínima deve ser de 9°C no sábado e 12°C no domingo, com tardes mais amenas. Curitiba (PR) pode amanhecer com 4°C no sábado e 6°C no domingo, mantendo máximas abaixo dos 21°C.
E mesmo com a frente fria associada a esse sistema já se afastando para o mar, o tempo ainda segue instável na região nesta sexta. Há alerta para chuva forte entre o sul de SC e o norte do RS, com risco de alagamentos.
"No Sul, o ciclone extratropical vai enfraquecendo, mas ainda mantém o tempo mais nublado e com chuva fraca a moderada no sul e faixa leste do Rio Grande do Sul entre a manhã e à tarde", destaca Stefanie Tozzo, meteorologista da Climatempo.
Além disso, rajadas de vento entre 70 e 90 km/h podem atingir o litoral e o interior gaúcho e catarinense, com menor intensidade no leste do PR. A tendência, porém, é de que os ventos diminuam gradualmente ao longo do dia.
Fonte: G1