Ascar celebra 70 anos promovendo o desenvolvimento do rural gaúcho!

Acompanhe a matéria:
A melhoria da qualidade de vida no meio rural gaúcho motiva a realização de celebrações, em todo o Estado, pelos 70 anos da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), comemorado nesta segunda-feira (02/06). Em Porto Alegre, no Escritório Central da Emater/RS-Ascar, o governador Eduardo Leite prestigiou o aniversário da Ascar. Acompanhado de secretários de governo, diversas autoridades e representantes federais e estaduais, Eduardo Leite prestou homenagem aos extensionistas e à Diretoria, bem como aos ex-presidentes e ex-diretores, que acompanharam a solenidade. Houve leitura da Ata de Fundação da Ascar e homenagem a Roberto Medeiros Perelló, com 94 anos, da primeira turma de extensionistas, de 1955, simbolizando a semente lançada no Estado há sete décadas, e que segue prestando, com excelência e competência, Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) a mais de 200 mil famílias que vivem no rural gaúcho.
"Celebrar os 70 anos da Ascar é reconhecer a força de uma Instituição moldada por pessoas e pelo tempo. São mais de sete décadas em que o trabalho da Ascar e da Emater transforma conhecimento técnico em desenvolvimento humano, apoiando mais de 200 mil famílias e fortalecendo o campo gaúcho com inclusão, produtividade e dignidade", afirmou Leite. "A história da Ascar é feita por quem, todos os dias, leva assistência, saber e esperança às comunidades rurais do nosso Estado. Ao celebrarmos este aniversário, também renovamos nosso compromisso: apoiar com estrutura, recursos e valorização esse trabalho essencial para o presente e o futuro do Rio Grande do Sul", destacou o governador.
Com o slogan “a Emater/RS-Ascar é nossa e é de todos”, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Vilson Covatti, citou a inserção da Instituição em todos os âmbitos de governo e na execução de Aters e demais políticas públicas junto a entidades parceiras, “fazendo parte da vida dos agricultores familiares”. Além do secretário Covatti, o evento foi prestigiado pelos secretários estaduais da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum, a secretária de Relações Institucionais, Paula Mascarenhas, e o secretário executivo do Plano Rio Grande, Clair Kuhn.
Para o presidente da Emater/RS e superintendente-geral da Ascar, Luciano Schwerz, é a presença dos extensionistas rurais no campo que faz o diferencial da Instituição. “O nosso maior capital está no conhecimento que os extensionistas rurais possuem. Seguimos fortes e perseverantes na nossa missão de promover o desenvolvimento sustentável do meio rural do Rio Grande do Sul e com o compromisso que nós extensionistas rurais temos e assumimos a cada dia, com mais presença de campo, visitas e assessoramento aos públicos assistidos. A Emater/Ascar busca gerar soluções através da relação de confiança com as famílias, tornando nosso meio rural mais resiliente para gerar renda e qualidade de vida”, avalia.
Ao afirmar que os municípios são a base da existência da Emater/RS-Ascar, o diretor técnico Claudinei Baldissera fala da importância de se fortalecer as cadeias agroalimentares, aprimorando com tecnologia, “mas fundamentalmente com a presença humana dos extensionistas e das parcerias”. Para o diretor administrativo, Alexandre Durans, a atividade cotidiana dos extensionistas “transforma a vida dos públicos assistidos e isso faz a diferença no avanço da qualidade de vida no campo”.
O representante do Fórum Permanente das Entidades Representativas dos Empregados e Empregadas da Emater/RS-Ascar, Gilmar Vione, vice-presidente da Associação dos Servidores da Ascar/Emater (Asae), saudou e parabenizou os extensionistas, “responsáveis pela linda caminhada, na construção da melhoria da qualidade de vida no meio rural”.
HOMENAGEM
Durante as festividades, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) prestou uma homenagem à Instituição ao entregar uma placa em homenagem aos 70 anos da Ascar, retribuindo a homenagem prestada pela Emater/RS-Ascar aos 70 anos da Afubra celebrados em março deste ano. A entrega foi feita pelo presidente e pelo secretário da Afubra, respectivamente, Marcilio Drescher e Marco Antônio Dornelles.
LANÇAMENTOS PARA INOVAR E FORTALECER
No sentido de investir na Extensão Rural e Social do RS, o presidente Luciano Schwerz, extensionista da Ascar desde 2012, anuncia estar em avaliação pelo Governo do Estado a contratação de cem novos extensionistas, aprovados em Processo Seletivo Externo, para repor e fortalecer o quadro funcional da Instituição.
Também será criado na Emater/RS-Ascar um Departamento voltado à inovação e tecnologia, de forma a modernizar e agilizar processos, como o registro de visitas às famílias assistidas e seu assessoramento de forma continuada.
Na última reunião do Conselho Técnico Administrativo da Emater/RS-Ascar (CTA/Conad), presidido pelo secretário Covatti, foi aprovado o estudo, a análise e a realização de Processo Seletivo Interno para os trabalhadores da Extensão Rural e Social, levando adiante o planejamento da atual gestão e qualificando a atuação dos profissionais.
“Vamos restabelecer uma importante ferramenta de comunicação, que é a Revista da Extensão Rural, de forma a qualificar o dia a dia na ponta, nas propriedades, levando informações para as famílias rurais, em visitas, apresentações e para nossos colegas como subsídios para entrevistas”, cita Schwerz.
Através do Programa Terra Forte, que visa à recuperação do Estado, a partir da catástrofe climática de maio de 2024, “temos uma grande oportunidade para reestruturar a frota, com a aquisição de 200 novos veículos, mais 200 notebooks e 500 novos celulares, investindo e estruturando cada vez mais o trabalho extensionista”, anuncia o presidente, ao analisar que “nenhuma propriedade é igual, cada agricultor e agricultora tem seu modo de vida, cada propriedade tem seu ritmo, e a Emater/Ascar busca levar soluções e construir, com o produtor, um meio de produção sustentável. Conhecemos o nome de cada família, temos uma relação de confiança e é através da comunicação e do olho no olho que podemos mostrar o quando é possível crescer, evoluir e melhorar”, finaliza o presidente da Emater/RS.
ASCAR FORTALECE O SOCIAL NO RURAL
Em 2 de junho de 1955 foi constituída a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), com o objetivo de promover o desenvolvimento da agricultura e o bem-estar das populações do meio rural. Em 14 de março de 1977, a Ascar passa a atuar juntamente com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS). As duas instituições são sociedades civis de direito privado, sem fins lucrativos. Com a denominação Emater/RS-Ascar, as duas entidades executam atividades oficiais de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) no Rio Grande do Sul.
Presente nos 497 municípios gaúchos, a Ascar, juntamente com a Emater/RS, através de protocolo de ação conjunta, presta serviços de Aters e atua em parceria com as gestões municipais e com o Governo do Estado, através das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), bem como com entidades representativas do setor, universidades, pesquisa agropecuária e a União, na execução de políticas públicas que visem ao desenvolvimento da agricultura e o fortalecimento dos sistemas agroalimentares.
A Ascar presta serviços de natureza socioassistencial rural para com os públicos delimitados pelas políticas nacional e estadual de Aters, que são os agricultores e pecuaristas familiares, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária e os médios produtores rurais.
Esses momentos de integração e de celebração do aniversário da Ascar darão início ao "Ano dos 70 Anos", que prevê a produção e exibição de documentários envolvendo extensionistas e ex-extensionistas, bem como de famílias assistidas e que fazem parte da história da Emater/RS-Ascar, e o lançamento de um livro, que conta a história da Extensão Rural e Social, entre outras iniciativas que estão sendo construídas e planejadas pelos trabalhadores para durante todo o ano. Os eventos organizados e promovidos pela Emater/RS-Ascar até junho do próximo ano farão referência aos 70 anos da Ascar, como edição especial.
REPRESENTAÇÕES
Participaram da festa dos 70 anos da Ascar o Governo do Estado, na figura do governador e dos secretários, os superintendentes regionais no RS do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Milton Bernardes, e da Agricultura e Pecuária (Mapa), José Cleber Dias de Souza, o deputado federal Afonso Hamm, representando o Congresso Nacional, e o deputado estadual Elton Weber, representando a Assembleia Legislativa, além de representantes da Embrapa, Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag), Organização das Cooperativas do Estado do RS (Ocergs), Ceasa, Associação de Criadores de Suínos do RS (Acsurgs), Banrisul, sindicados e associações representativas dos trabalhadores da Ascar, como Asae, Associação dos Aposentados da Ascar (Asapas), Associação dos Extensionistas Sociais Rurais do RS (Aesr), além dos sindicatos Senge e Semapi, bem como ex-presidentes e ex-diretores da Emater/RS.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar