Cheia do Rio Uruguai interdita pontes e suspende travessia em Porto Mauá, RS

Acompanhe a matéria:
A cheia do Rio Uruguai voltou a causar transtornos no município de Porto Mauá, na Fronteira Noroeste. Conforme o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Arielto Carvalho, o nível do rio atingiu 11 metros e 10 centímetros por volta das 6h15 desta segunda-feira (30), com crescimento estimado de 8 centímetros por hora. Cinco pontes da região estão interditadas, inclusive a do Rio Santa Rosa, que liga Porto Mauá a comunidades como Itajubá, Volta Grande e ao município de Novo Machado.
Estamos com a ponte da Barra do Santo Cristo, que liga Alecrim fechada, a do Arroio Jacaré e a da comunidade 7 de Setembro também interditadas”, detalhou à rádio Noroeste e NTV. Segundo ele, a travessia fluvial com balsa já foi suspensa desde que o nível ultrapassou os oito metros.
Apesar do avanço das águas, Arielto afirma que, até o momento, não há registro de desabrigados ou desalojados, embora algumas localidades estejam parcialmente isoladas. “Todas têm outras rotas de acesso”, explicou.
A expectativa é que o pico da cheia só seja conhecido após a estabilização do nível do rio em Itapiranga (SC), que serve como referência para os municípios rio abaixo.
Alerta de inundação
A Defesa Civil emitiu um alerta vermelho de inundação para o rio Uruguai entre Porto Mauá e Porto Lucena. O aviso de risco muito alto é válido até às 9h30 desta terça-feira, 1º de julho.
Fonte: Jornal Noroeste