Implante cerebral quer ler — e falar — os seus pensamentos

Acompanhe a matéria:
O ser humano tem, em média, 50 pensamentos por minuto. Agora imagine se as pessoas pudessem descobrir tudo o que passa pela sua cabeça. Parece utópico, mas isso pode estar mais próximo do que você acredita.
Pesquisadores de Stanford e do MIT desenvolveram um implante cerebral capaz de decodificar, quase em tempo real, a "voz interior" de pessoas que perderam a fala — mas só depois que o usuário pensar em uma palavra-chave.
Explicando: O dispositivo, chamado de interface cérebro-computador (BCI), interpreta sinais cerebrais e os transforma em texto ou áudio.
Com a AI treinada para reconhecer até 125 mil palavras, o sistema decodificou frases imaginadas com precisão de até 74%, o que permite que pessoas com paralisia conversem usando apenas o pensamento.
Mas, calma. Nem tudo será decifrado. A tecnologia possui uma espécie de "senha para acessar a própria mente", evitando que o dispositivo capte pensamentos que não eram para ser ditos — imagina a confusão que isso ia dar? risos.
Em testes, bastou que os participantes pensassem a senha Chitty Chitty Bang Bang para desbloquear a função, que apresentou 98% de assertividade.
O mercado de BCIs já movimenta milhões, com gigantes como Neuralink, Merge Labs e Synchron disputando espaço. A diferença é que, enquanto a maioria mira o controle de dispositivos com a mente, nesta tecnologia aposta em dar voz ao que nunca foi dito.
Se virar um produto comercial, a tecnologia pode transformar não só a comunicação de quem já perdeu a fala, como também a nossa relação com o silêncio.
Fonte: The News