Mulheres: da evolução aos desafios

Imagem

Visitas.

Descrição:

Danielli R. Scarantti

Advogada OAB/RS 97.258, professora Mestra em Direito e coordenadora da faculdade de Direito da SETREM

 

Convido você para uma diferente viagem no tempo! O mês de março impulsiona a discussão sobre os direitos das mulheres. Muitas conquistas já ampliaram a cidadania feminina, mas as manchetes dos noticiários mostram que ainda enfrentamos muitos problemas.

Há algum tempo, como sabemos, as mulheres, por sua condição de gênero, estavam impedidas de participar do sistema eleitoral, não votavam e muito menos poderiam ser votadas nas eleições.

Além das barreiras na participação política, as mulheres também enfrentavam limitações no mercado de trabalho. Por muito tempo, elas apenas poderiam trabalhar fora de casa com a autorização expressa do marido.

Felizmente, a sociedade evoluiu no reconhecimento da igualdade de gênero. No que tange à participação política, entre 2016 e 2022, 52% do eleitorado brasileiro foi constituído por mulheres e tivemos 33% de candidaturas femininas.

Já no mercado de trabalho brasileiro, observa-se outra ascensão. Em 2023, as mulheres ocuparam 38% dos cargos de liderança. Ademais, a mesma pesquisa ainda identificou que o trabalho delas possui uma melhor avaliação da equipe.

Diante disso, enquanto a passagem do dia internacional da mulher relembra o longo caminho percorrido por elas para a conquista de seus espaços, a data também oportuniza refletirmos o quanto a sociedade ainda precisa evoluir.

Em 2023, observou-se que 3 em cada 10 brasileiras foram vítimas de violência doméstica. Esse cenário de atrocidades cometidas impede o pleno desenvolvimento da sociedade. Por isso é importante e necessário continuarmos falando sobre esse assunto.

Pesquisas mostram que muitas vítimas procuram ajuda de familiares e da igreja. Portanto, esteja disponível para ouvir e acolher. Diante da constatação de agressões, sejam psicológicas, físicas ou de outra natureza, denuncie ou procure a ajuda de profissionais competentes. O futuro da humanidade depende das ações desenvolvidas hoje.

 

 

 

 

Notícias Recentes

Anuncie sua marca aqui