Finalizado projeto de arteterapia na Apae de Três de Maio
Visitas.
Descrição:
Ação foi desenvolvida ao longo de nove meses por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Osmar Terra
Na terça-feira, dia 26 de novembro, foi realizado o encerramento do projeto ‘Estruturação da Rede de Serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)’ na Apae de Três de Maio.
Direção, alunos, pais e responsáveis participaram da solenidade, que contou com apresentação dos trabalhos produzidos, depoimentos e confraternização.
Desenvolvido de março a novembro deste ano, o projeto executou serviço de proteção social especial para idosos, pessoas com deficiência e suas famílias através de oficinas de arteterapia, que ocorreram nas terças-feiras, pela manhã e à tarde, com duas turmas de dez alunos cada, no contraturno das aulas. Elas foram ministradas pela arteterapeuta Grazziela Saciloto Tomasi e acompanhadas pela assistente social Fabiane Freoder.
O projeto ocorreu por meio de uma emenda parlamentar de R$ 50 mil destinada pelo deputado federal Osmar Terra por meio da estruturação da rede de serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pelo Termo de Colaboração nº 2128/2023.
Conforme Grazziela, durante os encontros foram desenvolvidas atividades dinâmicas, musicais e artísticas, visando a construção do ser. “Nossos alunos aprendem de formas diferentes. Por isso, é importante proporcionar momentos como os vividos no projeto. Os participantes tiveram oportunidade de desenvolverem habilidades e de se expressarem através dos trabalhos manuais.”
Ela destaca que também foram proporcionados momentos de autoconhecimento, escuta interna e percepção dos sentimentos, ressignificando-os, dando voz e forma ao inconsciente através das imagens e construtos (música, teatro, poesia, desenho, pintura) realizados nos encontros. “Assim, os usuários puderam perceber suas dificuldades e desenvolveram suas capacidades para participar de maneira mais atuante e consciente nas relações e no dia a dia na sociedade.”
Alunos e responsáveis avaliam positivamente as atividades do projeto
Durante o encerramento do projeto os alunos compartilharam depoimentos sobre as oficinas de arteterapia. Da turma da manhã, a aluna Ieda Demschimski disse que o curso foi muito bom. Paloma dos Santos Ribeiro afirmou que gostou muito das aulas, principalmente das atividades de pintura.
Os colegas Fabiano Maicá Figueiredo e Paulo Renato Gallas também demonstraram preferência pelas aulas de pintura. Maria Inês Ribeiro, Marleide Cristiane Mensch e Vanderléia Zaboski avaliaram que aprenderam bastante no decorrer do projeto. E Arthur Alcindo Zappe Machado e Lorenzo Idalgo Fiut disseram estar felizes com as aulas que tiveram durante o projeto.
Da turma da tarde, Luísa Rupp Schutz contou que gostou muito das atividades realizadas nas aulas. Já Gilberto Schuander disse que gostou mais das atividades de relaxamento, assim como o Deivid Ariel Pinheiro de Andrade.
Luís André Souza Marin declarou que gostou muito de participar do grupo, principalmente dos desenhos que produziu. Para Daniel Felin Martins, as aulas foram muito proveitosas.
Magnus André da Silva e Júnior Gabriel Rusch Flores afirmaram que o que mais gostaram no projeto foram as aulas de pintura, assim como o Maicon Eberling Monteiro, que disse ter feito todas as atividades propostas.
Os responsáveis pelos alunos que participaram do encerramento do projeto também comentaram sobre as impressões das atividades e o que os alunos contavam em casa após as aulas.
Flaviane, mãe da Paloma, afirmou que a filha gostou muito do projeto, tanto que participou de todos os encontros. Olavo, pai do Fabiano, acrescentou que o filho adora frequentar a Apae, e que o projeto o agradou porque gosta muito de pintar. E Lenice, mãe do Arthur, disse que o filho adorou frequentar as aulas do projeto.
Elisete, mãe do Daniel, também destacou que o filho gosta muito de vir na escola, e o projeto foi muito bom pra ele. Maria, avó do aluno Deivid, disse que o neto contava sobre as aulas em casa, e que adorava as aulas de pintura.
Sandra, mãe do Júnior, avaliou que notou melhora no desenvolvimento do filho, que ficou mais solto e realizou mais atividades em casa, estando mais centrado e criativo.
Elsi, mãe do aluno Gilberto, afirmou que as atividades do projeto fizeram o filho aprimorar a escrita, já que ele gosta muito de escrever.
Elaine, mãe da aluna Luísa, agradeceu o convite para que a filha participasse do projeto. “Ela ficou muito feliz, e nós também, pois foram atividades que ela gostou muito.”
Jacinta, mãe do Luís, disse que nas atividades do projeto o filho desenvolveu a pintura, já que gosta de desenhos. “Notei que ele ficou mais atento e focado no que gosta de fazer.” E Elsa, avó do aluno Magnus, declarou que o neto gosta muito da Apae e que o projeto foi de grande importância.
Atualmente, a Apae de Três de Maio atende 217 pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo e suas famílias, atuando diretamente na busca da garantia e defesa de direitos, fortalecendo vínculos familiares, comunitários e sociais e promovendo autonomia e autoestima dos usuários para buscar a inclusão social, acessibilidade e cidadania.
Texto: Assessoria de Comunicação Apae Três de Maio
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Fotos: Divulgação