Sicredi Confiança desenvolve projeto piloto Elas no Campo

Acompanhe a matéria:
A Sicredi Confiança, em parceria com a Fundação Sicredi, está desenvolvendo um projeto piloto inédito no Brasil: o “Elas no Campo”, uma iniciativa voltada ao fortalecimento da atuação das mulheres no meio rural, com foco em sustentabilidade e empoderamento feminino.
Idealizado pela Fundação Sicredi e executado pelo Instituto Biosistêmico (IBS), o projeto tem como objetivo promover o protagonismo das mulheres no agronegócio, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais. “A cooperativa Sicredi Confiança, apoia essa iniciativa, reafirmando seu compromisso com a equidade de gênero e o futuro do setor”, afirma Aline Perkoski.
O projeto teve início com um diagnóstico técnico realizado pelo IBS nas propriedades participantes, identificando oportunidades de melhoria relacionadas à resiliência climática e à valorização do papel feminino no campo. Ao final da jornada, cada propriedade receberá um plano de negócios personalizado, com estratégias para garantir sua sustentabilidade e crescimento.
Na manhã desta quarta-feira (14), um encontro coletivo reuniu as participantes do projeto no Salão da Comunidade de Bela Vista, em Horizontina- RS. O evento contou com a presença das equipes da Fundação Sicredi e do IBS, além das facilitadoras do treinamento, que conduziram reflexões sobre o papel da mulher nas propriedades rurais, na família e na sociedade.
“É muito valioso participar de iniciativas como essa, onde o Sicredi abre oportunidades reais para o desenvolvimento das mulheres, das propriedades e das famílias envolvidas”, destacou Francieli Muller Prado, da Fundação Sicredi.
O vice-presidente da Sicredi Confiança, Marcelino Colla, celebrou a escolha da cooperativa para sediar o projeto piloto: “É uma oportunidade única de fomentar a liderança feminina no agronegócio. Além de desenvolver as propriedades, estamos aprendendo a pensar estrategicamente nossos negócios e a promover o crescimento coletivo.”
Participaram do encontro: Marcelino Colla (vice-presidente da Sicredi Confiança), Aline Perkoski (assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo), os técnicos do IBS Sidinei Niederle e Cláudio Pinheiro, as facilitadoras da Fundação Sicredi Francieli Muller Prado e Emanuele Glaeser, Rafael Dotto (gerente da agência Horizontina Rural), e as colaboradoras Dione Noro e Angelica Zollmann.
Fonte: Sicredi Confiança