Logo

Últimas Notícias

Imagem

Acompanhe a matéria:

O governador Eduardo Leite assinou nesta quinta-feira o contrato de compra de mais três radares e prestação de serviço de monitoramento meteorológico e geológico no Rio Grande do Sul. O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, também participou da assinatura.

Os radares se somam ao radar já instalado na Região Metropolitana, dando cobertura total para a previsão precisa de eventos climáticos extremos, permitindo dar alertas ainda mais precisos à nossa população. É algo que vai ser muito importante na nossa estratégia de Defesa Civil, de resiliência, trazendo enormes benefícios em termos de proteção para a população gaúcha”, destacou Eduardo Leite.

Os equipamentos devem operar na frequência específica de radares Banda S, permitindo capacidade de penetrar na precipitação e fornecer resolução espacial adequada.

A licitação havia sido homologada no dia 2 de janeiro, pelo valor de R$ 177,7 milhões, com trâmite conduzido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic).

Os radares estão contemplados especialmente no eixo da Preparação, e à Política Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres do Plano Rio grande, que prevêem o fortalecimento das estruturas físicas e institucionais da Defesa Civil, a capacitação técnica, o engajamento comunitário e a modernização da resposta do poder público aos desastres.

Com alcance operacional mínimo de 400 quilômetros (km), os equipamentos deverão ser instalados entre este ano e o ano que vem. O primeiro, na região Sul, será instalado no meio deste ano; o segundo, entre o Centro e a Fronteira Oeste, tem instalação prevista para o fim do ano; e o terceiro será instalado na região Norte do Estado em 2027. Em conjunto com o radar já instalado em Porto Alegre, permitirão a cobertura de todo o território gaúcho.

 

Avanço nas previsões meteorológicas

A implantação dos radares irá estabelecer um sistema avançado de previsão meteorológica de curto e curtíssimo prazos (nowcasting). Será possível também formar uma rede de radares, com interligação entre eles, de modo a proporcionar uma visão abrangente das condições meteorológicas com maior amplitude em uma região.

Desde setembro de 2024, Porto Alegre conta com o serviço de radar meteorológico instalado no Morro da Polícia. O radar, importado da República Tcheca, também traz informações em nowcasting, que melhoram a previsibilidade de eventos climáticos, como ventos e chuvas intensas. O equipamento cobre 150 quilômetros do território e opera em Banda C.

 

Fonte: Correio do Povo

Portal +

Bem-vindo ao Portal Três de Maio, um espaço dedicado a conectar pessoas e empresas. Aqui você encontra as últimas notícias, informações relevantes e oportunidades de negócios, tudo em um só lugar. Nosso objetivo é facilitar a comunicação e promover o crescimento da comunidade local.

Notícias Recentes

Anuncie Conosco

Clique no botão abaixo para nos chamar no WhatsApp e obter mais informações sobre como anunciar no Portal Três de Maio.