Logo

Últimas Notícias

Imagem

Acompanhe a matéria:

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, disse, nesta quarta-feira (4), que surgiu um novo caso suspeito de gripe aviária em um estabelecimento comercial no país em Teutônia, no Rio Grande do Sul. O município fica próximo de Montenegro, cidade onde foi registrado o primeiro foco da doença em frangos que seriam comercializados.

Fávaro afirmou acreditar que o resultado será negativo. Isto porque não há muitas aves afetadas.

— Não há uma morte generalizada, por isso nos dá uma tranquilidade de que será negativo — afirmou.

Há cerca de uma semana, a pasta descartou dois casos suspeitos da doença, no Tocantins e em Santa Catarina. Os testes deram negativo para a gripe aviária.

O ministro disse estar otimista de que os mercados que fecharam suas portas para o frango brasileiro, como União Europeia e China, retomarão suas compras assim que se completar o ciclo de 28 dias sem novos casos na granja onde a doença foi detectada.

— Isso atesta a qualidade do sistema sanitário brasileiro e ficamos na expectativa muito em breve, no final dos 28 dias, reduzirmos as restrições comerciais no final dos 28 dias — disse.

Desde 2022, mais de 4000 investigações já foram realizadas no Brasil. Entre aves silvestres, de subsistência, e comerciais, 171 casos foram registrados.

Até o fim desta manhã, a informação era que havia oito investigações em andamento, mas todas relacionadas a aves silvestres ou domésticas. O caso suspeito em uma granja comercial entrará no painel mantido pelo órgão a partir de 13h.

 

Fonte: O Globo

 

Portal +

Bem-vindo ao Portal Três de Maio, um espaço dedicado a conectar pessoas e empresas. Aqui você encontra as últimas notícias, informações relevantes e oportunidades de negócios, tudo em um só lugar. Nosso objetivo é facilitar a comunicação e promover o crescimento da comunidade local.

Notícias Recentes

Anuncie Conosco

Clique no botão abaixo para nos chamar no WhatsApp e obter mais informações sobre como anunciar no Portal Três de Maio.