45ª Encenação da Paixão de Cristo ocorre na semana que vem em São José do Inhacorá

Acompanhe a matéria:
O Município de São José do Inhacorá e fiéis de toda região se preparam para um momento de muita fé e reflexão. A tradicional Encenação da Paixão de Cristo que acontece no Calvário da cidade está em sua 45ª edição.
No ano passado mais de 10 mil fiéis passaram pela cidade na semana santa. A cada ano que passa aumenta o número de peregrinos, de romeiros e de visitantes para esse momento de fé e devoção.
Conforme Gilberto Ferrari, coordenador da Encenação Paixão de Cristo, para este ano são esperados mais de 10 mil pessoas. Estão confirmados romeiros de paróquias de 15 municípios.
Gilberto conta que durante a semana toda o município recebe visitantes, na quinta-feira a noite o número de pessoas de municípios próximos que fazem caminhadas até o calvário começa a aumentar.
Este ano acontece o “1º Pedal da Fé” e o “1º Motocalvário”. A partir das 8 horas da manhã de sexta-feira 18/04, está prevista a chegada dos primeiros ciclistas que serão recepcionados pelos organizadores do evento: Associação Caminhos do Calvário, Freis e Comunidade Matriz Católica.
Às 9h inicia a Celebração da via-sacra com a maior concentração de peregrinos. A tarde, às 16h está prevista a acolhida aos motociclistas (Motocalvário), às 18h30 acolhida para a ‘Paixão de Cristo’ e às 19h30 começa o momento de cultura e fé, que é a Encenação da Paixão de Cristo.
A encenação da Paixão de Cristo é uma representação teatral que retrata os últimos dias da vida de Jesus Cristo, culminando em sua crucificação e ressurreição. É um momento de profunda reflexão para os cristãos, que veem a encenação como uma forma de meditar sobre o sacrifício de Jesus e seu significado para a fé.
Em São José do Inhacorá, a encenação da Paixão de Cristo se tornou uma tradição que atrai não apenas os fiéis, mas também turistas e visitantes, que fazem uma experiência de fé, além de mais de 100 voluntários que trabalham para que o evento aconteça, promovendo a união da comunidade, reunindo pessoas de diferentes idades e origens em torno de um tema comum.
Através desta arte, se perpetua a preservação da cultura e da história religiosa, com uma bela mensagem de amor, sacrifício e redenção, transmitida de geração em geração, mantendo viva a memória dos eventos que são centrais para a fé cristã.
Segue programação para o dia 18/04:
- 8:15h - 1° Pedal da Fé
- 9h - Celebração da Via Sacra
- 16h - Acolhida aos motoqueiros
- 18:30h - Acolhida para a Paixão de Cristo
- 19h - Abertura com Protocolo e Apresentações culturais
- 19:30h - 45° Encenação da Paixão de Cristo
Venha participar deste momento de fé e devoção!