Programa Estadual Terra Forte é apresentado a Agricultores em Três de Maio

Acompanhe a matéria:
O Governo Municipal de Três de Maio, por meio da Secretaria de Agricultura, oferece suporte ao Programa Estadual Terra Forte, que foi apresentado na tarde de terça-feira (15) a cerca de 100 agricultores locais em um encontro realizado na Câmara Municipal de Vereadores.
A iniciativa tem como foco o fortalecimento da agricultura familiar por meio de incentivos à produção, sustentabilidade e acesso a políticas públicas voltadas ao meio rural. A expressiva participação dos produtores demonstra o interesse da comunidade em ações que promovam o desenvolvimento rural e impulsionem a economia agrícola do município.
A Operação Terra Forte visa promover a recuperação de solos no Rio Grande do Sul, aliando a preservação ambiental à melhoria da produtividade no campo. O programa atenderá diretamente 15 mil agricultores familiares em todo o estado, podendo beneficiar até 150 mil unidades produtivas de forma indireta através da difusão de tecnologias sustentáveis.
Entre os principais objetivos do programa estão:
- Recuperação de solos com práticas de adubação;
- Aquisição de sementes para cobertura do solo;
- Mudas para recomposição de áreas degradadas;
- Construção de estufas e outras estruturas para a produção de alimentos;
- Instalação de sistemas de irrigação e equipamentos que melhorem a produção e a qualidade de vida das famílias rurais.
Para participar, os agricultores devem atuar na produção de leite, hortifrutigranjeiros, mel, peixes ou outros alimentos, e possuir o CAF Ativo – Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, substituto da antiga DAP.
Em Três de Maio, 62 produtores rurais serão contemplados, cada um podendo receber até R$ 30 mil para investimento, conforme projetos elaborados pela Emater.
Com essa parceria entre o Governo Estadual, Município, Emater e Sindicato Rural de Três de Maio, o município reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o fortalecimento da agricultura familiar, motor essencial da economia local.
Fonte: Prefeitura de Três de Maio