Mínima de -3,6ºC: 11 cidades registram temperaturas negativas no RS

Acompanhe a matéria:
A primeira onda de frio do inverno que atinge o Rio Grande do Sul segue derrubando as temperaturas: a mínima registrada pela Climatempo foi de -3,6ºC nesta quarta-feira (25). Com exceção das áreas no Litoral do estado, todas enfrentam amanhecer será gelado, com condições para geada generalizada em praticamente todas as regiões.
Segundo a Climatempo Meteorologia, 11 municípios registraram temperaturas mínimas negativas:
- Vacaria – -3,6ºCºC
- Serafina Corrêa – -3,3ºC
- São José dos Ausentes – -2,3ºC
- Pinhal da Serra – -1,67ºC
- Cambará do Sul – -1,2ºC
- Lagoa Vermelha – -1,2ºC
- Passo Fundo – -1ºC
- Cruz Alta – -0,6ºC
- Santa Bárbara – -0,56ºC
- Erechim – -0,2ºC
- Frederico Westphalen – -0,1ºC
- Em Porto Alegre, a temperatura mínima é de 5ºC nesta quarta e a máxima deve chegar só até 16ºC durante o dia.
Nos últimos dias, o RS já teve registro de neve, geada vitrificada, geada negra, e até de lago e de pistas de rodovia congeladas.
⚠️ O que explica tamanho frio? Impulsionada por uma massa de ar polar, a frente fria que atravessa o continente nos últimos dias abriu caminho para ventos gelados trazidos por um ciclone extratropical. As temperaturas devem ficar entre 5°C ou mais abaixo da média, pelo menos, até sexta-feira (27).
Previsão do tempo
Em todo o estado gaúcho, ao longo do dia, o sol aparece entre nuvens, mas não será suficiente para aumentar as temperaturas. A sensação de frio permanece em todas as regiões, inclusive durante a tarde.
A chuva deve voltar entre o final da tarde e a noite nas regiões Oeste e Sul do estado, de acordo com a Climatempo. A aproximação de uma frente fria pelo oceano, aliada à presença de uma área de baixa pressão no interior do continente, favorece a ocorrência de pancadas de chuva com intensidade fraca a moderada, além da possibilidade de trovoadas isoladas.
Fonte: g1