Mecanização agrícola eficiente é uma das principais aliadas do produtor rural

Acompanhe a matéria:
Segundo o engenheiro agrícola e mestre em Ciência do Solo Valberto Müller, associado da Unitec, a prática se concretiza quando todos os processos do ciclo de uma cultura são conduzidos de maneira a aproveitar ao máximo o potencial fisiológico da planta
Utilizar as máquinas e equipamentos agrícolas de forma inteligente e bem planejada para garantir maior retorno econômico e sustentabilidade. Assim pode-se definir a mecanização agrícola eficiente, uma das principais aliadas do produtor rural na busca por maior produtividade, redução de custos e sustentabilidade no campo.
Segundo o engenheiro agrícola e mestre em Ciência do Solo Valberto Müller, associado da Unitec, esta prática se concretiza quando todos os processos do ciclo de uma cultura – da colheita anterior à semeadura, passando pelos tratos culturais necessários e pela nova colheita – são conduzidos de maneira a aproveitar ao máximo o potencial fisiológico da planta, ou seja, mais produção por área, com menos perdas e danos ao grão.
O profissional, que é instrutor do Senar-RS e reside em Três de Maio, ressalta que as máquinas agrícolas – tratores, colhedoras e pulverizadores – e os equipamentos agrícolas, como as semeadoras, necessitam de manutenção preventiva, bem como aquela determinada no manual, ou seja, é necessária a observância da tecnologia incorporada nestes equipamentos para otimizar o uso.
“No que se refere à colheita, uma colhedora com a manutenção preventiva em dia e as regulagens corretas para a cultura a ser colhida (como corte e alimentação, trilha, separação e limpeza, e transporte ao graneleiro) proporcionará menor perda e dano aos grãos, além de uma distribuição uniforme da palha”, explica.
Em relação à semeadura, Valberto destaca que é necessária atenção especial, pois este é o fator que mais interfere no processo produtivo da cultura. “A umidade do solo, a distribuição e o volume da palhada, a velocidade e outros aspectos afetam a plantabilidade e a deposição linear das sementes. Isso pode diminuir as plantas aceitáveis e, consequentemente, aumentar as duplas e as falhas, um resultado que interfere diretamente na capacidade produtiva de cada planta.”
O Senar-RS desempenha um papel crucial na mecanização da produção agropecuária, oferecendo capacitação para produtores e trabalhadores rurais. Segundo um instrutor, nos cursos é possível observar que os produtores têm consciência da necessidade de melhorar os processos para aumentar a produção por área, e a mecanização tem um papel fundamental nesse cenário.
“Muitas vezes, são detalhes – como a manutenção diária, a preventiva para as próximas atividades e a realizada no final de cada ciclo de cultura – que fazem uma grande diferença. Com isso, os produtores conseguem melhorar o que já realizam em suas propriedades."
Ele diz que o que mais gosta nos cursos é poder compartilhar conhecimento e experiências com os produtores, ajudando-os a buscar uma maior sustentabilidade, tanto técnica quanto econômica.
Valberto é instrutor do Senar-RS há dois anos e está habilitado a ministrar os cursos Regulagem e Manutenção de Colheitadeiras, Tratores Agrícolas – Manutenção e Operação e Operação de Semeadoras – Adubadoras para Plantio Direto.
Interessados em participar dos cursos do Senar-RS devem procurar o Sindicato Rural de seu município ou região.
Fonte: Assessoria de comunicação Unitec