Logo

Últimas Notícias

Imagem

Acompanhe a matéria:

Nádia Flores competirá na modalidade de lançamento de disco feminino

De 8 e 13 de dezembro de 2025, a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), em parceria com a Apae do Distrito Federal, realizará a 23ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes, em Brasília.

A Apae de Três de Maio contará com uma representante: a aluna Nádia Flores, que conquistou o primeiro lugar no lançamento de disco feminino na edição estadual da competição e garantiu vaga na edição nacional.

Nádia irá à Brasília acompanhada da coordenadora de Educação Física do 3º Conselho Regional das Apaes, Adriana Canova, e juntamente com o aluno Henrique Dorneles, da Apae de Crissiumal, que competirá na modalidade de tênis de mesa. Os dois representarão o 3º Conselho Regional das Apaes na competição. Ao todo, o Rio Grande do Sul terá 128 atletas no evento.

A edição nacional do maior evento esportivo da Rede Apae reunirá mais de 1,8 mil participantes, entre atletas com deficiência intelectual, técnicos e acompanhantes, de 24 Estados e do Distrito Federal.

Serão dez modalidades esportivas, sendo cinco individuais (atletismo, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica e bocha paralímpica) e cinco coletivas (futsal, basquete, handebol, futebol society e capoeira).

O Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade será o ponto central do evento, abrigando a cerimônia oficial de abertura, credenciamento, alimentação, congresso técnico, clínica de badminton, premiações e o baile de confraternização. Já as provas de atletismo, das quais Nádia participará, ocorrerão no Centro Integrado de Educação Física.

As Olimpíadas Especiais das Apaes foram criadas em 1973 com o objetivo promover de desenvolvimento integral e a inclusão social das pessoas com deficiência por meio do esporte. O evento, de caráter estatutário, é executado pela Fenapaes (Apae Brasil), com apoio das Feapaes estaduais e da Apae anfitriã, e ocorre a cada três anos.

 

Nádia desenvolveu gosto pelo esporte na Apae

“Estou feliz, treinando bastante e, durante as provas, pretendo ficar focada e concentrada”, revela Nádia.

Ela frequenta a Apae de Três de Maio desde os nove anos, e hoje estuda na turma de Ensino Fundamental - Anos Iniciais EJA - Etapa V, tendo como professora Daniele Regina Decker. E também é autodefensora da instituição, juntamente com o aluno Gustavo Jost.

Nádia reside na localidade de em Medianeira, interior de Três de Maio, com a mãe, Natália Bodnar Flores, e com o tio Antônio Bodnar, e tem duas irmãs mais novas: Nara e Carla.

A mãe Natália e a irmã Carla contam que a família está feliz com a participação de Nádia no evento. “Será a primeira vez que ela viajará de avião, e está realizada!”

Natália destaca que a filha sempre gostou de praticar esportes e que, sempre que possível, participava das competições. “Somos gratas à Apae pela oportunidade. Aqui ela convive com pessoas que a entendem, que a valorizam e está em um local onde pode desenvolver suas habilidades. Estamos torcendo para que volte para casa com a medalha. Mas ela já é uma vencedora por estar lá!”

‘Nádia é uma atleta muito dedicada e com potencial para alcançar bons resultados em Brasília’

O professor de Educação Física Márcio Meier, que vem treinando Nádia, diz estar confiante. Ela competirá no lançamento de disco, modalidade do atletismo em que o atleta arremessa um disco metálico o mais longe possível, dentro de um setor circular.

“Após a conquista da Nádia na etapa estadual, construímos um cronograma de treinos, e ela vem melhorando em todos eles. Treinamos duas vezes por semana.”

Márcio diz que, na etapa estadual, Nádia alcançou a marca de 15,80 metros no arremesso de disco e que, após o aperfeiçoamento, já ultrapassa os 17 metros de distância. “A Nádia é uma atleta muito dedicada e com potencial para alcançar bons resultados em Brasília”, afirma.

Para a diretora pedagógica da Apae de Três de Maio, Simone Rossi Tiecher, o esporte é um importante instrumento de inclusão para as pessoas com deficiência, desenvolvendo habilidades e cultivando valores como respeito, empatia e trabalho em grupo.

“Ter a aluna Nádia participando da edição nacional das Olímpiadas Especiais é um orgulho para a nossa Apae. É uma conquista dela, da sua família, de seus professores e da Apae. É a concretização da nossa missão enquanto escola, de oferecer educação de qualidade e inclusiva, onde cada estudante tem a oportunidade de alcançar seu potencial. Estaremos na torcida por ela!”

Adriana, que já participou da edição nacional do evento em Canoas, em 2018, diz que o sentimento de vivenciar um evento deste porte é de imensa gratidão. “Temos a oportunidade de presenciar as mais genuínas expressões de esforço, dedicação e afeto, pois o esporte traz à tona todo o potencial das pessoas com deficiência, por meio do corpo e também pelas atitudes maravilhosas deles.”

Ela destaca que a expectativa para esta edição é muito positiva. “Os alunos Nádia e o Henrique são muito bem treinados e com grande potencial, pois além de dominarem as técnicas do esporte, já têm experiência em competições.”

E finaliza agradecendo a todas as Apaes que dão valor à área de Educação Física. “Nossos alunos são merecedores de todos os créditos. Basta dar oportunidade, pois ninguém pode mensurar a capacidade do outro, a não ser ele próprio. Estar responsável pelo nosso 3° Conselho e por dois alunos é uma oportunidade de presenciar uma experiência única. Sou grata a todos pelo reconhecimento de meu trabalho. Que sejam dias abençoados e felizes.”

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Apae Três de Maio

Portal +

Bem-vindo ao Portal Três de Maio, um espaço dedicado a conectar pessoas e empresas. Aqui você encontra as últimas notícias, informações relevantes e oportunidades de negócios, tudo em um só lugar. Nosso objetivo é facilitar a comunicação e promover o crescimento da comunidade local.

Notícias Recentes

Anuncie Conosco

Clique no botão abaixo para nos chamar no WhatsApp e obter mais informações sobre como anunciar no Portal Três de Maio.