Programação dos 400 anos das Missões Jesuíticas é apresentada no RS

Acompanhe a matéria:
O governo do Rio Grande do Sul apresentou a programação oficial da comemoração dos 400 anos da chegada dos jesuítas às Missões na manhã desta quarta-feira, dia 4, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). O marco histórico ocorreu em 3 de maio de 1626, quando o padre Roque González atravessou o Rio Uruguai e fundou a redução de São Nicolau. O episódio deu início às reduções jesuíticas guaranis, que influenciaram de forma decisiva a formação cultural e histórica do Estado.
Ao todo, mais de 100 ações culturais, turísticas, científicas, educativas e religiosas integram a programação ao longo de 2026. Segundo o secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, a proposta é envolver toda a sociedade gaúcha. “Temos uma história extraordinária, uma experiência única vivida pelos padres jesuítas e pelos povos guaranis. O objetivo é valorizar este legado e, a partir dele, promover desenvolvimento, gerar emprego e renda”, afirmou.
Loureiro destacou que a construção da programação é coletiva, com a participação de prefeituras municipais, universidades, instituições culturais, órgãos estaduais e federais e representantes da comunidade indígena, que formam o maior grupo dentro da comissão oficial. “Isso não é obra de uma pessoa ou de um grupo restrito. É fruto do engajamento de diferentes setores da sociedade”, ressaltou.
Entre os destaques estão mostras de cinema missioneiro, exposições literárias, concertos, feiras culturais, festivais, seminários acadêmicos, ações educativas nas escolas, eventos gastronômicos e celebrações religiosas. Parte da programação contará com atividades em Brasília, como uma Homenagem do Tribunal de Contas da União (TCU), no dia 3 de março. Segundo o secretário esta é uma forma de dar visibilidade nacional à história missioneira.
Os meses de março e abril concentram a maior quantidade das ações previstas. Entre os destaques da agenda, Loureiro citou o Conecta Missões, evento integrado e transversal de cultura, economia, educação e desenvolvimento. A iniciativa, focada na indústria criativa, no turismo e na valorização da história missioneira, ocorre em Santo Ângelo, entre 23 e 29 de março. Também em março, entre os dias 9 e 13, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura é outra agenda que vai movimentar São Miguel das Missões.
Em maio, o Instituto Estadual do Livro (IEL) promove o relançamento de uma coletânea com 11 obras literárias históricas, de circulação restrita e indisponíveis para venda. Entre os títulos estão “O Cristianismo Feliz nas Missões Jesuíticas”, de Ludovico Muratori (1743), e “Os Trinta Povos Guaranis”, de Arnaldo Bruxel (1978).
O secretário também lembrou que, desde 2023, o governo estadual já anunciou mais de R$50 milhões em investimentos em cultura, turismo e infraestrutura ligados às Missões. “Estamos combinando ações, eventos e investimentos robustos como nunca vimos, aproveitando esta oportunidade histórica para envolver a população e fortalecer a identidade missioneira do Rio Grande do Sul”, concluiu.
A programação completa está disponível no site. Organizações públicas e privadas, municípios e agentes culturais ainda podem inserir atividades alusivas à data no calendário oficial dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis.
Confira destaques na programação:
Mostra do Cinema Missioneira
- Os filmes “Trinta Povos”, “Cantata Sete Povos”, “Missões Jesuíticas: guerreiros da fé”, “Pedro Ortaça: missioneiro pura cepa”, “Um triunfo na América”, “Gana Missioneira: os caminhos de Cenair Maicá” e “República Guarani” serão exibidos na CCMQ.
- Data: 05/02 a 26/03
Vitrine Missioneira
- Durante sete semanas, artesãos missioneiros ocupam o Espaço Vitrine da CCMQ expondo e comercializando seus produtos.
- Data: 23/02 a 06/04
Exposição Literária
- Obras literárias de autores e sobre a história missioneira em destaque na Biblioteca Pública do Estado (BPE) e no Instituto Estadual do Livro (IEL).
- Data: 23/02 a 30/04
Terças Missioneiras
- Apresentações artísticas alusivas às Missões, sempre às terças-feiras, no Multipalco Eva Sopher. O espetáculo “(L)Este de Alejandro Brittes, com Orquestra Barroca abre a programação.
- Data: 24/02 a 28/04
OSPA Cantas as Missões
- Concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) em homenagem às Missões, com participação de Neto Fagundes, Shana Muller e Erlon Péricles, solistas da família Ortaça, Patrício Maicá e Laura Guarani, representando a autêntica expressão musical missioneira.
- Data: 13/03
Feira Missioneira na Travessa
- Gastronomia, artesanato, moda e intervenções artísticas da região das Missões na CCMQ.
- Data: 21/03
Exposição “De Pedras a Monumento: As Ruínas das Missões como Patrimônio Histórico e Cultural”
- A mostra apresenta imagens do século passado das ruínas das Missões, demonstrando como elas foram ocupadas e transformadas pela população e poder público ao longo dos últimos 100 anos.
- Data: 25 a 29/03
Festival Canto Missioneiro
- Edição especial do maior festival nativista da região das Missões, alusiva aos 400 anos.
- Data: 26 e 28/03
Orquestra da Ulbra
- Concerto da orquestra em frente à Catedral Angelopolitana, em Santo Ângelo, com participação especial Ortaça e do Coral Guarani, interpretando canções missioneiras.
- Data: 29/03
Mostra do Cinema Guarani
- Curadoria e exibição de filmes produzidos e protagonizados a partir da temática indigenista guarani, em seis municípios da região das Missões.
- Data: Março a Novembro
“Em Busca das Paisagens Perdidas”
- Espetáculo da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (Cors), baseado na obra do payador missioneiro Jayme Caetano Braun, apresentando no interior da catedral de São Miguel Arcanjo.
- Data: 23/04
Fonte: Correio do Povo




























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































